02/04/2013

Free Screen Video Capture - Programa para criar vídeo-aulas e tutorias

Free Screen Video Capture Icon
Para quem tem sites, blog's ou até mesmo quem é professor já se deparou com o problema de querer fazer vídeo-aulas ou tutorias de algo do ecrã do PC e não sabe como fazer ou que programa utilizar. Para isso, o Tutoriais-Grátis, vai apresentar aqui um programa grátis com esse intuito e com um tutorial básico de configuração do mesmo, estamos a falar do Free Screen Vídeo Capture da topviewSoft.

Para começar, devem efectuar o download do software que poderá ser feito no blog DownFreeTuga por exemplo.


Depois de baixar o programa e de o instalar execute o programa, a janela que lhe aparecerá será a seguinte:

Free Screen Video Capture Interface

Aqui poderá clicar em Record e começar a gravação mas, para quem prefere editar as características do vídeo a gravar, deverá clicar em Options onde lhe será apresentada uma nova janela com várias opções de configuração.

Free Screen Video Capture Options

Aqui poderemos configurar o programa.

  • Region: Nesta opção poderá seleccionar a opção Normal Region que será você que escolhe o espaço onde quer gravar quando começar a gravação, ou então a opção Fixed Region para fixar a área de gravação onde colocará as medidas em pixel em Width e Height.
  • Video: Aqui escolherá a codificação de vídeo a usar, recomenda-mos que deixa ficar em Microsoft Vídeo 1, depois pode aumentar ou não a qualidade do vídeo em Quality e as imagens gravadas por segundo (fps).
  • Audio: Nesta região escolhe a qualidade do áudio e se pretende ou não gravar o áudio, caso não queira ter áudio no vídeo desmarque a opção Record Audio. O resto da configuração poderá ficar dessa forma que estão bem para as video-aulas.
  • Hotkeys & Advanced Options: Vamos aqui ver e editar se quiserem os atalhos para que durante a gravação se possa parar, pausar ou terminar. Devem deixar igual para não confundir futuramente. A opção Record/Pause indica que a tecla F7 irá gravar ou pausar a gravação e a opção Stop/Cancel mostra que a tecla F8 fará com que a gravação seja terminada para guardar ou cancelar. Ainda tem a opção de marcar onde diz Minimize on start recording, isto irá fazer com que a janela do programa seja minimizada quando começar a gravar, o que é bastante aconselhável para não interferir no que estão a mostrar. E a opção Record Cursor, indica se quer ou não que o cursor do rato seja visível quando está a gravar, normalmente deixa-se ficar esta opção activa.

Por agora é tudo, qualquer dúvida à cerca deste programa não hesitem em deixar um comentário ou enviar e-mail.

Imprimir PDF

1 comentários: