25/05/2013

Programas que deve instalar no seu PC após comprar ou formatar com o Windows

Como cada vez é mais fácil formatar um PC e cada vez mais as pessoas menos entendidas em informática formatam os PC's devido à simplicidade de formatação do Windows, então o Tutoriais Grátis, vem aconselhar alguns programas que deve instalar na sua máquina após formatação. Como se sabe, sempre que formatamos perde-se os programas quase todos que usamos diariamente e a instalação dos mesmos é a parte mais "chata" de se fazer não só por demorar mas também porque nos podemos esquecer de alguns.

Sendo assim, vamos começar com as sugestões grátis, relembramos que não é necessária instalar todos.


Navegadores (Browser's):

Mozilla Firefox: Este é um dos navegadores mais usados na actualidade. É um navegador de código fonte livre e usa o código do primeiro navegador de Internet, o Mosaic. O Firefox é sem dúvida um dos navegadores que não pode deixar de instalar na sua máquina. Rápido, com muitos pluggins, eficaz e simples.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


Google Chrome: Google Chrome é o navegador com maior velocidade de momento e é a grande aposta da emprega Google muito conhecida pelo seu excelente motor de busca. O navegador foi lançado em 2008 e já conta com vários utilizadores e versões. Uma grande aposta para quem navega na Internet.
Assim como o Firefox, o Chorme também é baseado em código aberto possibilitando-o à criação de várias extensões.

Site Oficial: CLIQUE AQUI



Utilidade e Desempenho:

Winrar: Winrar é um dos programas que não pode mesmo faltar na lista de programas instalados. É um compactador e descompactador de arquivos com suporte completo aos formatos RAR e ZIP entre outros.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


CCleaner: Uma das melhores opções que encontrei para manter o PC em ordem e garantir um maior desempenho da máquina. Ele fornece ferramentas de limpeza de arquivos, correcção de erros, desinstação de programas entre outros. Use-o com frequência, principalmente se navegar muito pela Internet ou se instalar e desinstalar vários programas.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


ImgBurn: Programa utilizado para gravar arquivos de imagem em CD's, DVD's, HD-DVD's e Blu-ray, sendo este um programa leve e gratuito mas suporta vários tipos de formatos. É muito capaz de atender às diferentes necessidades do utilizador.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


Smart Defrag: Programa de desfragmentação dos seus discos. O programa é leve, grátis e simples mas fornece-lhe melhor desfragmentação que o programa que o Windows trás por defeito. Devem instalar e usado com alguma frequência, principalmente se for amante de jogos.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


LibreOffice: Este é o programa equivalente ao Office da Microsoft com a particularidade de ser gratuito. É a versão mais recente do OpenOffice.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


Adobe Reader: O Adobe Reader permite-lhe visualizar os arquivos em PDF, este sem dúvida irá necessita-lo pois, existem vários documentos que nos são facultados nesse formato.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


DAEMON Tools Lite: Criador de drives virtuais para facilitar em muito a vida de quem trabalha com ficheiros em ISO. Apesar de eu achar este programa um bocado complexo para iniciantes. Ele permite emular e criar drives para poder reproduzir programas para instalação, instaladores de jogos e jogar a alguns jogos entre outras funções.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


Virtual CloneDrive: Este programa é semelhante ao anterior mas é bastante mais simples. No meu ponto de vista, para quem vai instalar, deve começar por esta aplicação.

Site Oficial: CLIQUE AQUI



Compartilhadores:

DreaMule: Este programa de compatilhamento de ficheiros é baseado no clássico eMule. Tendo sido desenvolvidos por brasileiros e possui recursos, configurações e correcções que tornam a navegação e os download's mais simples e eficazes. Este programa utiliza o modelo peer-to-peer (P2P).

Site Oficial: CLIQUE AQUI


DropBox: Programa baseado no conceito de cloud computing (computação na nuvem), o DropBox é um armazenador e compartilhador de arquivos online.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


uTorrent: Um dos clientes de torrent mais populares do mundo. Leve, simples e rápido é algo que caracteriza este programa.

Site Oficial: CLIQUE AQUI



Reprodutores (Player's):

KMPlayer: Para mim este, é um dos melhores player's de vídeos. Não necessita a instalação de codec's à parte, pois já os tem todos incluídos. Basta instalar e começar a reproduzir os seus vídeos e áudio.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


VLC Media Player: Este, à semelhança do anterior, também lhe permite reproduzir os seus arquivos de vídeo e áudio sem necessidade de instalação de outros codec's. Cada vez mais está a ser o preferido dos utilizadores.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


BS Player: Este reprodutor procura pelos codec's já instalados e os que não detectar instala automaticamente poupando trabalho ao utilizador.

Site Oficial: CLIQUE AQUI



Comunicação:

Google Talk: Este é o serviço de comunicação instantâneo da Google. Pode ser acedido com qualquer conta de Gmail ou Orkut.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


Skype: Este é um dos maiores comunicadores de mensagens instantâneas com a possibilidade para voz e vídeo. E recentemente fundiu-se com o Windows Live Messenger.

Site Oficial: CLIQUE AQUI



Segurança:

avast! Free Antivirus: Versão gratuita do antivírus avast. Esta é uma das ferramentas de protecção e detecção de ameaças mais utilizadas no mundo. Possui uma interface bonita, é leve e diz-se eficaz.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


Avira AntiVir Personal Free: Este antivírus foi considerado um dos melhores antivírus gratuitos do momento. É o que eu uso e é o que recomendo a todos os que pretendem usar software grátis.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


AVG Free Antivirus: Este é sem dúvida um dos antivírus gratuitos mais usados e conhecidos. Ele é leve e cumpre bem o que lhe compete.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


Ad-Aware: Programa desenvolvido pela Lavasoft e especializada na detecção e remoção de spy-wares. Esta aplicação também detecta vírus, trojans, rootkits, keyloggers entre outros. E tem as verão gratuita disponível.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


Spyware Terminator: Spyware Terminator é um dos mais famosos e mais eficazes anti-spywares gratuitos do mundo. Um dos programas a não faltar no seu PC.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


Spybot - Search and Destroy: É um dos programas destinado à protecção do sistema e de arquivos pessoais armazenados no PC. Ele faz procuras de aplicativos com características semelhantes a malwares e spywares e remove-os.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


Malwarebytes Anti-Malware: Programa que procura e remove pragas no seu PC, na minha opinião um dos melhores apesar de, na versão gratuita, não ter protecção em tempo real. Mas para isso usamos outros ditos anteriormente e usamos este de vez enquanto. indispensável no seu PC.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


Nota: Recorde-se que só pode ter um programa de antivírus instalado no seu PC (avast, avira ou avg). Sendo que os restantes pode instalar todos se assim o desejar.



Editores de Imagem:

GIMP: Um programa gratuito de edição e manipulação de imagens. Programa muito semelhante ao Photoshop. Uma interface simples e recursos eficientes.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


PhotoScape: Trabalhe as suas fotos e imagens com este programa repleto de recursos e gratuito.

Site Oficial: CLIQUE AQUI


Paint.net: Este programa, como os anteriores, também é um concorrente gratuito ao Photoshp com recursos mais simples que o programa da Adobe.

Site Oficial: CLIQUE AQUI




Aqui está a nossa lista, se faltar algum importante que deseje aconselhar deixe nos comentários.
Espero que tenham gostado.

Imprimir PDF

4 comentários:

  1. Essa lista é muito relativa.
    Eu não incluiria o Adobe Reader porque existem leitores de arquivos PDF muito mais leves e mais poderosos. Em relação ao DAEMON Tools Lite ou Virtual CloneDrive, é relativo: se se tratar do Windows 8, não é necessário de nenhum programa para montar arquivos de imagens .ISO, pois ele já traz uma aplicação nativa.
    O DropBox não pode ser considerado compartilhador: tratando-se de um programa para armazenar na cloud (nuvem), o cliente pode ou não partilhar a informação nela contida.
    Atualmente quem instalar o VLC Media Player não necessita de mais nenhum reprodutor (Players). Com esse Player podemos visualizar e ouvir tudo.

    ResponderEliminar
  2. Olá informatecnico.
    Esta lista apenas relembra os melhores programas para o efeito não querendo dizer que não acha melhores ou que seja necessário instalar todos os programas.
    Relativamente ao reprodutor de vídeo é óbvio que não necessita instalar todos.

    Em relação às drives virtuais, este tutorial abrange os Windows desde o XP, daí estarem incluídos, não é especificamente para win8.

    Obrigado pelo seu comentário :)

    Cumps

    ResponderEliminar